terça-feira, 6 de abril de 2010

Para quem milita na Economia Solidária - ótima oportunidade

Entre os dias 10 e 14 de maio a CAPINA realizará a 29ª Oficina de Práticas de Comercialização.

A oficina aborda todos os aspectos práticos necessários ao bom desempenho da venda nos diversos processos de comercializaçã o, estimula o fortalecimento da autonomia e do espírito de iniciativa dos integrantes dos empreendimentos associativos, contribuindo para a superação das tradicionais relações de subordinação econômica e social dos agricultores familiares frente ao mercado.

Num primeiro momento, são abordadas todas as práticas que fazem parte do cotidiano da gerência comercial, e que precisam ser consideradas ao se constituir o "setor de vendas" de uma organização de agricultores familiares – seja para venda de produtos in natura, seja para produtos elaborados.

Explora também uma gama variada de cuidados e situações que devem ser analisadas durante a preparação de uma venda. São questões ligadas à negociação ( comparar preços oferecidos por compradores de praças diferentes), ligadas ao produto ( a importância dos cuidados com a apresentação dos produtos – as exigências do mercado), ligadas à atitude do vendedor (apresentação pessoal, argumentação etc.) e ao comprador (levantamento de informações, risco de calote etc.). Neste momento, nas cidades em que houver possibilidade, poderá ser feita uma visita à CEASA local.

A segunda fase é toda dedicada ao exercício de simulação de vendas. Todos os participantes, dois a dois, exercitam, sob o olhar dos demais, uma encenação de venda e compra. Ao fim de cada apresentação, estabelece-se um processo de comentários de todos os participantes do curso.

Durante a oficina intercalam-se apresentações do monitor com discussões em plenária ou em grupos.

Os objetivos da oficina são: fortalecer as práticas de comercializaçã o coletivas das organizações da economia dos setores populares. Capacitar os responsáveis pelas vendas destas organizações, contribuindo para uma maior segurança e práticas eficazes no processo de comercializaçã o.


Público: encarregados de vendas de Agroindústrias, Centrais, Cooperativas e Associações da Agricultura Familiar.

Número de vagas: 12
Carga horária: 40 horas

Data: 10 a 14 de maio/2010
Local: Rio de Janeiro

Documentação para inscrição: enviar para capina@capina. org.br ou por fax (21) 2220.1616 os seguintes documentos:

· Ficha de inscrição (anexo)
· Ficha de identificação do empreendimento a que pertence ou assessora (anexo)
· Currículo resumido
· Carta de apresentação da instituição a que está vinculado

Inscrições: até o dia 20 de abril/2010
Divulgação da lista com os candidatos selecionados: 30 de abril/2010

Critérios de seleção: análise da documentação enviada para a inscrição.

Os interessados arcarão com os custos de locomoção até o local do evento (no Rio de Janeiro) e retorno. Os custos com estadia, alimentação, material didático e transporte para as visitas ligadas as atividades da oficina serão por conta da CAPINA.

Se for de seu interesse participar da oficina, envie os documentos solicitados acima devidamente preenchidos para o e-mail capina@capina. org.br ou para FAX 21.2220-1616. Assim, avaliaremos se o que oferecemos, tem condições de contribuir para a qualidade de seu trabalho.

Informações:

Tel.: (21) 2220.4580 (falar com Nadja)
E-mail: capina@capina. org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário