quarta-feira, 12 de maio de 2010

Evento de Sustentabilidade

III Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade

Encontro acontece no Rio de Janeiro nos dias 19 e 20 de maio com convidadoscomo Rigoberta Menchú, Prêmio Nobel da Paz (2002) e Muhammad Yunus,Prêmio Nobel da Paz (2006)

Os desafios relacionados à sustentabilidade econômica, social, ambiental e cultural são questões essenciais na agenda política da sociedade, das empresas e do planeta. Nesta terceira edição, o Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade, que tem entrada franca, irá promover, mais uma vez, o diálogo e a interação de temas relacionados ao entendimento da sustentabilidade. Estarão presentes nos dias 19 e 20 de maio, no Vivo Rio, no Rio de Janeiro, personalidades de diversas nacionalidades, das mais variadas áreas do conhecimento, para discutir a cultura da paz, o respeito social, ambiental, econômico e social.

Já confirmaram a presença a guatemalteca Rigoberta Menchú, Prêmio Nobel da Paz (2002) por sua campanha pelos direitos humanos, especialmente a favor dos povos indígenas; o fundador do Grameen Bank, o banco dos pobres, Muhammad Yunus, Prêmio Nobel da Paz (2006); o idealizador do projeto Clean Up Day, Rainer Nõlvak que, em agosto de 2007, com a participação de 50 mil voluntários limpou a Estônia em apenas um dia; o escritor Leonardo Boff; o rapper MV Bill; o jornalista André Trigueiro; o jovem inglês Lucien Tarnowski, empreendedor por trás do BraveNewTalent, plataforma que conecta jovens a potenciais empregadores através de uma rede social; o poeta GOG - Genival Oliveira Gonçalves; a pedagoga e fundadora da Casa do Zezinho Tia Dag; a médica e fundadora da ONG Saúde Criança Renascer, Vera Cordeiro; o cantor e compositor Seu Jorge; e Ferrez, um dos mais respeitados escritores da atualidade, entre outros palestrantes.

O objetivo do evento é promover o debate entre os setores público, privado e a sociedade civil, sobre o conceito e a prática da sustentabilidade, tendo como ponto de partida os quatro princípios da Carta da Terra: Democracia, não violência e paz; Integridade Ecológica; Respeitar e Cuidar da Comunidade da Vida e Justiça Social e Econômica. A expectativa da produção do Fórum é que cerca de 1,8 mil pessoas compareçam aos dois dias do evento.

— O papel da comunicação é fundamental para promover mudanças de conduta na sociedade e aproximar o discurso da prática. Para praticarmos a sustentabilidade, basta que todos pratiquem pequenas atitudes como não consumir mais do que se precisa; praticar a carona solidária, consumir produtos orgânicos; economizar água e energia, entre outros — enumera Martha Rocha, da Atitude Brasil, organizadora do Fórum.

O III Fórum de Comunicação e Sustentabilidade irá oferecer, ainda, um show em homenagem aos dez anos da Carta da Terra. A apresentação conta com a participação de Seu Jorge, MV Bill, entre outros. O Fórum será transmitido gratuitamente via internet para as universidades de fora do Rio de Janeiro, América Latina, Europa, África e Ásia, em tempo real, via webcast.

LIMPA BRASIL

Em sua terceira edição, o Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade irá abordar soluções relacionadas à geração de lixo e ao destino desses resíduos no meio ambiente. Para isso, durante o evento, será lançado o projeto Limpa Brasil, que acontecerá em agosto próximo no Rio de Janeiro. A iniciativa é baseada no projeto “Let’s Do It", idealizado pelo ambientalista Rainer Nõlvak — que participará do Fórum — que ‘limpou’ a Estônia em um dia com a participação de cerca de 50 mil voluntários.

O objetivo do Limpa Brasil não é apenas limpar o país, mas também para a mudança da atitude da população e conscientizar todos sobre os problemas ambientais. A ideia é que o Limpa Brasil seja itinerante e atue em diferentes cidades do Brasil. O pontapé inicial do projeto será no Rio de Janeiro.

PALESTRANTES

Muhammad Yunus – Fundador do Grammen Bank, o banco dos pobres, e Prêmio Nobel da Paz em 2006. Desempenha um papel importante para erradicar a pobreza no mundo, elevando a renda na base da pirâmide social por meio do microcrédito.

Rigoberta Menchú – Indígena do grupo Quinché-Maia, da Guatemala, foi agraciada com o Nobel da Paz em 1992 por sua campanha pelos direitos humanos, especialmente a favor dos povos indígenas. É embaixadora da Boa-Vontade na Unesco e vencedora do prêmio Príncipe das Astúrias de Cooperação Internacional. Foi candidata à presidente da Guatemala em 2007.

Lucien Tarnowski - Nomeado como Jovem Lider Global (YGL) pelo Fórum Econômico Mundial, o ingles de 26 anos é o empreendedor por trás do BraveNewTalent, plataforma que conecta jovens a potenciais empregadores através de uma rede social. Participam da rede cerca de 100 mil jovens de mais de 140 países, que aderiram ao sistema sem qualquer tipo de publicidade, o que demonstra o poder global do recrutamento através de redes socias.

Vera Cordeiro - Médica, fundadora da ONG Saúde Criança Renascer, organização que atende famílias carentes do subúrbio do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense que possuem filhos internados no Hospital da Lagoa. Proporciona acompanhamento nas áreas de saúde, educação, moradia, geração de renda e cidadania, para famílias de mais de 6 mil crianças.

Tia Dag – Pedagoga, fundadora da casa do Zezinho, no bairro do Capão Redondo, em São Paulo, que atende mais de 1200 crianças e jovens de 6 a 21 anos, com educação em música, teatro, padaria, informática, além de capacitação profissional, atendimento odontológico, convênio médico, oftalmológico e reeducação alimentar.

Seu Jorge - Cantor e compositor brasileiro que mistura a batida do samba carioca como o suingue da guitarra e os metais do funk americano, sem perder a personalidade. Um dos maiores sucessos da música brasileira em todo mundo atualmente.

Primogênito de quatro filhos, Seu Jorge teve uma infância tranquila e desde adolescente frequentava as rodas de samba carioca acompanhando o pai e os bailes funk da periferia, e cedo começou a se profissionalizar cantando na noite. Foi aí que a morte de seu irmão Vitório em uma chacina levou a família à desestruturação, e Seu Jorge acabou virando sem-teto por cerca de três anos. A nova virada se deu quando o clarinetista Paulo Moura o convidou para fazer um teste para um musical de teatro.

Bert Parlee – Psicólogo, membro fundador e por vários anos chefe de gabinete da Integral de Ken Wilber Institute, no Colorado, Estados Unidos. Leciona na Mendoza College of Business o programa de MBA para Executivos de Educação da Universidade de Notre Dame em Indiana e no MBA de programas de Psicologia Organizacional no Golden Gate University, em São Francisco.

Ferrez – Um dos mais respeitados autores da nova geração de escritores. Autor de livros consagrados como “CapãoPecado”, “Manual Prático do Ódio” e “Fortaleza da Desilusão”. Nascido e criado no Capão Redondo, frequentemente dá palestras nas periferias brasileiras. Ligado ao movimento hip hop, fundou a 1DASUL - marca própria de roupas produzida no bairro.

Rainer Nolvak – Empresário estoniano protetor da natureza e presidente do conselho na Estônia. Foi um dos organizadores do “Let’s do It 2008”, uma ação cívica com 50 mil voluntários que praticaram a limpeza da Estônia em apenas um dia.

André Trigueiro – Jornalista brasileiro especializado em Jornalismo Ambiental. É repórter e âncora da Globonews. Também dá aulas na PUC-Rio.

GOG – Genival Oliveira Gonçalves - nasceu em Sobradinho, periferia do Distrito Federal. Poeta, enigmático, revolucionário, consciente de seu papel junto à sociedade, inovador e polêmico.

MVBill – Nascido na Cidade de Deus, Rio de Janeiro, se tornou a referência do rap e do Hip Hop como movimento de conscientização sobre a realidade das favelas brasileiras e como crítica aos problemas sociais. Recebeu diversos prêmios por sua música, como o MTV 2001 e o Hutúz, na América Latina. Junto com Celso Athayde e com o ex-secretário de Segurança do Rio de Janeiro, Luiz Eduardo Soares, lançou o livro, “Cabeça de Porco”, livro que serviu de base para o projeto-documentário “Falcão – Meninos do tráfico”, exibido pela Rede Globo.

José Junior – Coordenador executivo do premiado grupo cultural AfroReggae, é um exemplo de ser humano essencialmente empreendedor, que usa de todos os seus talentos e de muita intuição para criar oportunidades através da arte, da cultura e da educação de uma nova vida para jovens das favelas do Rio de Janeiro.

Leonardo Boff - professor de Ética, Filosofia da Religião e Ecologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É autor de mais de 60 livros nas áreas de Teologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia e Mística. Em 2001 recebeu o Right Livelihood, na Suécia, prêmio alternativo ao Nobel da Paz. Participou da elaboração da Carta da Terra.

Roger Agnelli – Diretor-Presidente da Vale do Rio Doce desde 2001. Graduado em Economia pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo, fez sua carreira no Grupo Bradesco. Foi membro do conselho de importantes organizações brasileiras, com CPFL, Suzano e Petrobras.

PROGRAMAÇÃO

III Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade

Data: 19 de 20 de maio, a partir de 9h
Local: Vivo Rio - Av. Infante Dom Henrique 85. Metrô Cinelândia
Entrada franca. Inscrições no site do evento

Será respeitada a ordem das inscrições.

Acesso para portadores de necessidades especiais

19 DE MAIO – QUARTA-FEIRA



09h – 9h30 - Abertura

Apresentador

Atitude Brasil
Carta da Terra – Miriam Vilela – confirmado

9h30 – 13h30 - Mesa 1: Democracia, Não Violência e Paz

Subtema: Responsabilidade da comunicação com relação à sociedade e o impacto das redes sociais nos novos modelos de comunicação

Ferréz – Escritor
GOG
Leonardo Boff

13h30 – 14h30 – Almoço
14h30 – 18h30 - Mesa 2: Integridade Ecológica

Subtema: Responsabilidade socioambiental do Brasil e soluções relacionadas à geração de lixo e seu destino

André Trigueiro - Jornalista Globo News- confirmado
Rainer Nolvak - confirmado

18h30 – 20h30 - Coquetel de relacionamento

20 DE MAIO – QUINTA-FEIRA

9h – 13h - Mesa 3: Respeitar e Cuidar da Comunidade da Vida

Subtema: O poder da informação e do acesso de forma democrática para a mobilização do desenvolvimento sustentável

Bert Parlee – psicólogo clínico com psicoterapia
Tia Dag
MV Bill

Mediador: Alexandre Machado - confirmado

13h – 14h – Almoço
14h – 18h - Mesa 4: Justiça Social e Econômica

Subtemas: A inclusão da base da pirâmide no sistema de consumo e como o empreendedorismo social pode contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades; E a preocupação da saúde como inclusão social.

Muhammad Yunus – Prêmio Nobel da Paz 2004
Vera Cordeiro – Saúde Criança - Cardiologista Infantil
Seu Jorge – confirmado

Mediador: Flavio Oliveira – confirmado

18h – 18h30 - Intervalo para relacionamento
19h – 23h – Show em Homenagem a Carta da Terra

PATROCINADORES

Banco do Brasil, Petrobras, Vale do Rio Doce e Vivo

AS INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS NO SITE DO EVENTO

Fonte: Portal do Meio Ambiente

Um comentário: