quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Últimas horas da oferta da Petrobras

Prazo para investidor participar da capitalização acaba hoje. Corretoras antecipam horário limite para pedidos

O prazo para a participação na oferta de ações da Petrobras acaba hoje e os investidores interessados têm poucas horas para garantir suas reservas. Segundo corretoras, a operação mais aguardada do ano no mercado financeiro despertou o interesse de quem ainda não tinha papéis da estatal.

A expectativa, no entanto, é que o maior movimento ocorra hoje, já que muitos preferem deixar a reserva para o último dia para acompanhar a oscilação das ações no mercado e as notícias de última hora.

Segundo um operador, o interesse pela operação foi grande também entre estrangeiros apesar de abaixo da previsão inicial do mercado , principalmente do Oriente Médio e da Ásia, com destaque para a China.

A procura pela operação continua elevada. Recebemos demanda de pessoas que nunca tinham investido em ações diz o gerente comercial de outra corretora.

O investidor pode comprar diretamente ações da Petrobras ou adquirir cotas de fundos de ações criados pelos bancos especialmente para a operação, os Fundos de Investimentos em Ações (FIA-Petrobras). As taxas de administração desses fundos variam de 0,5% a 2% ao ano.

Os interessados devem ficar atentos ao horário limite estabelecido pela corretora para o envio da reserva, que pode ser feita pela internet. Os horários em algumas corretoras pesquisadas variam entre 13h e 18h.

Lula vai à cerimônia sexta-feira na Bovespa celebrar operação Quem ainda não tem cadastro em uma corretora de valores precisa correr ainda mais. Algumas, como a Santander Corretora e a ICAP, informam que é possível garantir o cadastro e a participação na oferta se o registro for feito até 15h e 14h30m, respectivamente, com os devidos documentos exigidos. Outras corretoras como a Ágora, a XP Investimentos e o WinTrade (homebroker da Alpes Corretora) ainda vão aceitar o pedid/o de cadastramento, mas não há garantia de que haverá tempo para participar.

Em relatório enviado a clientes ontem, o banco UBS não descarta uma demanda elevada dos investidores, mas aponta que esta demanda pode ser a um preço abaixo do mercado. A recomendação da instituição ainda é de venda das ações ON (ordinárias, com direito a voto) da estatal nos próximos 12 meses. Na ação PN (preferencial, sem voto), a recomendação é neutra.

Com o aumento do lote suplementar da oferta na última sexta-feira, o UBS estima que o governo vá responder por 56% a 69% da oferta, estimada em R$ 134 bilhões.

Na sexta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de cerimônia na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) para celebrar a capitalização, ao lado dos ministros da Fazenda, Guido Mantega, de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, e do presidente da companhia, José Sergio Gabrielli. No mesmo dia, as ações começam a ser negociadas na Bolsa de Nova York e será divulgado, pelos bancos coordenadores, o preço final dos papéis. Na Bovespa, a negociação só começa na segunda-feira.

Ontem, em evento da Ferrovia Norte-Sul no Tocantins, Lula afirmou que estará na Bovespa para capitalizar a Petrobras, diferentemente de seus adversários, que só iam à Bolsa de Valores vender empresas públicas.

Eu, que passei minha vida política dizendo que era socialista, vou fazer a maior capitalização que o mundo capitalista já fez.

Extraído de http://www.oglobo.com.br/ em 22/09/2010

2 comentários:

  1. Com certeza foi o evento mais importante da bolsa de valores neste ano, o papel teve uma queda neste ano de aprox 25% na PETR4, e quem aproveitou a oferta para entrar comprado vai realizar lucros a médio e longo prazo, o ativo vai puxar o IBovespa para cima e quem esta acompanhando o indice como benchmark tem fortes chances de se dar bem tambem, a previsão para este ano é de 75 a 80mil pontos, o que seria um valor rercorde historico para o indice. Boa professor é mt legal ter lugares para ler, debater e se informar como este blog, continue assim arrebentando. abraços!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza foi o evento mais importante da bolsa de valores neste ano, o papel teve uma queda neste ano de aprox 25% na PETR4, e quem aproveitou a oferta para entrar comprado vai realizar lucros a médio e longo prazo, o ativo vai puxar o IBovespa para cima e quem esta acompanhando o indice como benchmark tem fortes chances de se dar bem tambem, a previsão para este ano é de 75 a 80mil pontos, o que seria um valor rercorde historico para o indice. Boa professor é mt legal ter lugares para ler, debater e se informar como este blog, continue assim arrebentando. abraços!

    ResponderExcluir