terça-feira, 26 de outubro de 2010

Reflexão profissional


Qual o seu Projeto Pessoal?

Estou preocupado com seu futuro! Estou pensando lá na frente…

Hoje, você pode ter um bom emprego, ser um empresário de sucesso, um empreendedor que aconteceu, estar muito bem posicionado, com relacionamento estável, filhos lindos na escola, apartamento de primeira, carrão do ano e férias fora do país!

Não é isso que você vive? Tudo bem… De qualquer forma, as coisas podem estar sob controle, dentro de uma previsibilidade interessante e que represente uma razoável qualidade de vida no futuro, OK?

Você pode ser uma pessoa que tenha planejado tudo! Talvez esteja contribuindo mês a mês num plano de previdência, visando uma confortável aposentadoria. Ou pode estar contando os meses para a quitação de sua casa própria. Parabéns, isso tudo é formidável!

No entanto, qual é o seu projeto pessoal?

Tá bom, vou ser um pouco mais explícito: de que maneira e onde você se realiza de verdade? O que você gosta tanto, mas tanto e que, por muitos motivos, não está fazendo agora?

Pense nas seguintes situações:

• Você irá se aposentar e deixar de conviver na empresa onde trabalha / onde dirige. E então, a que você

• irá se dedicar? Ou melhor, a que você irá se apegar? Sim, apego mesmo! Doação!!

• Seus filhos irão se casar, constituir família e vão sair da sua casa… Como você irá preencher esse vazio? E acreditem, o vazio é monstruoso…

Falo isso porque estou farto de ver pessoas sofrendo de solidão, depressão, falta de direção, etc. Muitas vezes por não exercitarem HOJE o que realmente gostam de fazer. Pior: vendem suas horas, são até bem remuneradas por isso e, simultaneamente, deixam de semear e cultivar os próprios projetos pessoais.

Não estou sugerindo que você se aventure em um voo solo perdido. Não estou sugerindo que peça demissão e salte para o improvável… Não é nada disso!! Estou preocupado com seus pequenos gostos e “estripolias” que você tem deixado de fazer… Isso lhe fará enorme falta no futuro…

Falo do convívio com instrumentos musicais, com livros, filmes, “hobbies”, línguas, atividades esportivas, dança, aventuras, férias, novas descobertas, novos gostos, novos ares!!

Falo de um “affair” com algo que seja tão apaixonante, tão motivador que pode até virar uma atividade econômica (se assim você desejar e permitir!). Pode ser a descoberta de uma segunda e por que não dizer de uma terceira profissão!! Caramba, é possível!!

Oscar Motomura, um dos consultores mais renomados do Brasil, fundador e principal executivo da Amana Key, confessou-me que irá escrever livros infantis em sua terceira carreira!

Conheci alguns executivos que se acharam na literatura, lendo e produzindo romances. Outros, na cozinha, antes e após a aposentadoria! Possuem enorme prazer em reunir amigos e apresentar os dotes culinários!! Que massa!!

A realização do projeto pessoal pode passar pelo aprofundamento na religiosidade, no exercício inigualável da caridade, da ajuda ao próximo, da cultura sustentável.

Quanto tempo você tem de vida? Por favor, tire sua nave da rotina e projete-se cinco, dez, vinte anos à frente.

Enxergou sua imagem lá? Gostou?

Pois é, o tempo voa e talvez seja a hora de permitir-se ao prazer da realização de seu projeto pessoal IMEDIATAMENTE!

Imediatamente é JÁ… estamos combinados?

Autor: Dill Casella
Palestrante em Vendas, Atendimento ao Cliente e Motivação
Email de contato: contato@dill.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário