terça-feira, 5 de julho de 2011

FMI: Christine Lagarde será a 1ª mulher no cargo de Diretor-Gerente


Lagarde toma posse de seu cargo à frente do FMI nesta terça-feira


Ela assume a vaga de Strauss-Kahn, envolvido em escândalo nos EUA.

A ex-ministra da Economia francesa Christine Lagarde se tornará hoje (5/7) a primeira mulher no cargo máximo do Fundo Monetário Internacional (FMI).

A francesa Christine Lagarde
Lagarde, que substitui o também francês Dominique Strauss-Kahn, chegará à sede do FMI, em Washington, às 9h locais (10h de Brasília), segundo informou o organismo em comunicado.

Embora não haja nenhum ato oficial programado para o seu primeiro dia e tenha adiado seu primeiro encontro com a imprensa para quarta-feira (6), a nova diretora-gerente posará para as câmeras em sua chegada ao organismo.

A ex-ministra da Economia francesa assume o cargo apenas cinco dias depois de ter sido escolhida pelo Conselho Executivo do FMI para substituir Strauss-Kahn, que renunciou em maio após ser acusado de tentar estuprar a camareira de um hotel de Nova York.

A eleição de Lagarde era esperada e mantém a tradição de um europeu à frente do organismo internacional, em detrimento do candidato dos "mercados emergentes", como se definia seu rival, o governador do Banco Central do México, Agustín Carstens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário