quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Dona do Magazine Luiza deve ser nova ministra do governo Dilma


Luiza Trajano assumirá secretaria de microempresa, que ainda será criada


BRASÍLIA e SÃO PAULO. A dona do Magazine Luiza, Luiza Trajano, deverá ser confirmada na Secretaria da Micro e Pequena Empresa tão logo o Congresso Nacional aprove o projeto que cria o 39º ministério na Esplanada. As conversas com a presidente Dilma Rousseff e outros membros do governo vêm ocorrendo há cerca de quatro meses, mas ainda não houve resposta definitiva da empresária.

Nas últimas semanas, Luiza esteve com a presidente e, mais recentemente, com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Na avaliação de interlocutores do Palácio, a efetivação de Luiza Trajano - dados os prazos de votação - deve ocorrer na virada para 2012, quando Dilma deverá fazer mudanças no ministério.

A empresária é considerada o "sonho do governo" para comandar a pasta. Mas o Palácio do Planalto trata o assunto com cautela para não atropelar o Congresso, que ainda não aprovou a criação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa. Por isso, o convite é considerado extra-oficial.

O projeto foi encaminhado ao Congresso no dia 31 de março, mas na semana passada a presidente pediu que tramite em regime de urgência constitucional. Ou seja, com prazo de 45 dias para votação na Câmara e 45 dias, no Senado. Se não for votado nesse prazo, o projeto tranca a pauta de cada Casa.

Ministro e Magazine Luiza confirmam convite

A Secretaria da Micro e Pequena Empresa será criada como órgão essencial da Presidência da República, mesma categoria, por exemplo, da Casa Civil, da Secretaria Geral, da Secretaria de Relações Institucionais e da Secretaria de Aviação Civil. Na prática, a Secretaria da Micro e Pequena Empresa será o 13ºórgão da Presidência com status de ministério.

O ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, confirmou o convite para Luiza, mas desconversou quando perguntado se ela aceitou ou não.

- Sei que há um contato da presidenta com a Luiza, mas não sei se ela aceitou não. Eu também vi nos jornais. Espero que tenha aceitado, ela vai ser uma figura importante para nós, é uma empresária de sucesso - afirmou ele.

Procurado, o Magazine Luiza disse que o convite foi feito mesmo, mas que a empresária ainda não vai falar publicamente sobre o assunto.

Autor(es): agência o globo:Luiza Damé

O Globo - 17/08/2011 http://www.oglobo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário